Com as fortes temperaturas em Aquidauana e Anastácio, os moradores utilizam as margens do Rio Aquidauana para brincar  se refrescar nas águas, não considerando os riscos que correm no local. A correnteza modifica seu leito e seu fundo constantemente, o que torna perigoso a utilização de suas águas como forma de lazer. A profundidade, os buracos e os rebojos mudam as características do rio no transcorrer das horas, de acordo com a velocidade da correnteza e o volume de água circulante. Mesmo adultos que sabem nadar podem ser surpreendidos com essas mudanças e acabar se afogando.

Pensando nisso, o 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros está orientando os alunos do Projeto ‘Bombeiros do Amanhã”, em Anastácio, já que crianças e adolescentes gostam de brincar no rio, não se atentando ao perigo da brincadeira que pode ser transformar numa tragédia. “As crianças devem sempre ser supervisionadas pelos pais, nunca devem estar sozinhas em um rio. Importante reforçar que os pais devem observar ainda se os filhos estão realmente indo para a escola no horário determinado. Temos flagrado a presença de muitos menores nas margens do  Aquidauana em horários nos quais elas deveriam estar na escola”, alertou a comandante, Major Geísa Maria Romero.

O projeto atende adolescentes na faixa etária de 12 anos a 15 anos, possibilitando a estes mudar o quadro em que se encontram, através do desenvolvimento de suas potencialidades, de sua integração como membro respeitado na sua comunidade e na família, aquisição de hábitos saudáveis e consciência de sua cidadania.

No período em que os menores estão no Projeto, recebem noções básicas do serviço realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar MS como: Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Ordem Unida, Hierarquia e Disciplina, Natação, Informática, Cidadania e Acidentes Domésticos. Os adolescentes recebem também alimentação (café da manhã e almoço), atividades recreativas e culturais.

 

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros