Crianças e adolescentes do Projeto CICA / Extensão Nova Aquidauana, participaram nesta semana de uma palestra ministrada pelos policiais militares Cabo Luciene e Cabo Santos, operadores do Canil Setorial da Rotai. O objetivo foi mostrar habilidades do cão farejador com as técnicas apresentadas pela equipe policial no combate ao tráfico de drogas.

Com o tema proposto “Prevenção às drogas e uso de cães farejadores”, o convite foi da coordenação do projeto, que entende a importância de alertar os alunos sobre os malefícios dos entorpecentes e mostrar que a Polícia Militar está atenta e coibindo qualquer comércio de drogas na região.

Luciene e Santos são cinotécnicos , especializados no adestramento de cães. O termo é um pouco mais abrangente, pois além de adestrar, também engloba conhecimentos sobre a psicologia canina, doenças, além de técnicas de utilização dos animais em operações policiais, busca e salvamento, entre outros. O soldado Duarte do GETAM, também esteve presente, colaborando com as atividades.

Os militares levaram o Golden Retriever Hunter, onde as crianças puderam observar como é a atuação e treinamento do cão policial nas operações que envolvem o auxílio do faro canino. O 7º BPM, através do Canil Setorial da Rotai, vem se destacando no Estado pela atuação dos cães no combate ao tráfico de drogas na região, graças as técnicas e competência dos operadores policiais.

Em breve, novas atividades serão agendadas, pois ambas as partes envolvidas entendem a importância da participação da Polícia Militar entre a comunidade, demonstrando presença, apoio e segurança a todos.