Os municípios de Coxim, Naviraí e Aquidauana recebem atendimento especializado com o programa de assistência à saúde “Cassems Itinerante”. O programa tem o objetivo de amenizar as dificuldades encontradas pela população do interior do Estado no acesso à medicina especializada nos locais onde não há disponibilidade desses serviços na Rede Própria ou na Credenciada.

Na sexta-feira (29), Aquidauana recebe atendimento com a reumatologista Talita Marin. No sábado (30), Coxim recebe atendimento com a psiquiatra Karina Cestari e com a endocrinologista Ana Xavier. Também no sábado, a psiquiatra Carolina Korndorfer atende em Naviraí.

O programa de assistência à saúde “Cassems Itinerante” foi criado em 2013 e, desde então, já levou atendimento especializado até Aquidauana, Coxim, Corumbá, Dourados, Jardim, Miranda, Naviraí e Três Lagoas. Só em 2016, o programa atendeu quase sete mil pessoas espalhadas pelo interior do Estado.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o sucesso do programa depende muito da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento para realizarem os atendimentos no interior. A diretora afirma ainda que antes de escolher as cidades que irão receber o programa, é feito um levantamento sobre a demanda de cada município.

“Nós criamos o cronograma do programa sempre baseado nas necessidades locais, analisando a viabilidade administrativa e também do profissional e, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários”, explica a diretora.

O neurocirurgião Eurico Feltrin é um dos médicos que atendem no “Cassems Itinerante” e, segundo ele, o programa é muito importante para a população do interior. “Vejo que a Cassems, com a realização do Cassems Itinerante, avança de forma pioneira para o interior do Estado, onde o profissional médico, especialista, está menos disponível. Esse assunto é muito discutido e pouco se avançou em todo o Brasil, por isso, penso que a Cassems desenvolve uma importante função social a que se destina, cuidando da vida de seus mais de 200 mil beneficiários nestes 15 anos”, pontua Feltrin.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que a falta ou a má distribuição de médicos, que tem sido tema de debates nacionais, levaram a Caixa dos Servidores a criar o programa. “Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais. Começamos a criar um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior”, ressalta.