Visando coibir a circulação de pessoas não habilitadas e daqueles que praticam “direção perigosa”, colocando em risco a vida da população, o 7º Batalhão da Polícia Militar está desenvolvendo blitze em Aquidauana, Anastácio, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.

Muitos acidentes de trânsito são provocados por pessoas que não estão aptas a conduzir veículos automotores, já que sem a devida instrução dos centros de formação de condutores, acabam praticando irresponsabilidades nas vias públicas, como algumas manobras perigosas e também não tem a devida noção sobre as sinalizações.

Além das operações, a Polícia Militar está intensificando rondas nas quatro cidades que compõem o 7º BPM. Um exemplo foi o flagrante feito pela equipe do GETAM – Grupamento Especializado e Tático em Ações Motorizadas, no início da madrugada desta quinta-feira (28) na Rua Assis Ribeiro, no Bairro Alto em Aquidauana. Lucas Botelho Lemos,18 anos além de não possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação), realizava manobras perigosas com uma motocicleta e não usava capacete.

Nilson Ricalde Medeiros, 20 anos, se apresentou no local e confirmou que era o dono da moto. O homem não aceitou ser conduzido para delegacia e teve que ser contido com técnicas de imobilização. Ele foi detido, pois infringiu o Artigo 310 do Código Brasileiro de Trânsito – permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança.

A dupla foi apresentada na Delegacia de Polícia de Aquidauana. Lucas irá responder por “direção perigosa de veículo na via pública” e por “falta de permissão ou habilitação para dirigir”. Já Nilson vai responder por “entregar direção de veículo a pessoa não habilitada”.

De acordo com o comandante do 7º BPM, tenente-coronel Airton Praeiro, as ações buscam conscientizar os condutores sobre a importância do cumprimento das normas de trânsito. “Nosso objetivo é proporcionar o máximo de sensação de segurança possível, diminuindo o índice de acidentes de trânsito, evitando que pessoas não habilitadas conduzam veículos, conforme prevê a Lei, assim como quem for flagrado realizando manobras perigosas será responsabilizado. Veículos com documentação irregular e sem os cuidados indispensáveis de segurança também serão retirados de circulação”, pontuou.