No dia 06 de outubro o 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, sediado em Aquidauana, comemorou 75 anos e para festejar, durante toda a semana foram realizadas atividades alusivas à data de criação.

A programação foi iniciada com uma corrida no Parque Ecológico Lagoa Comprida, no dia 30 de setembro, onde militares, civis, autoridades e estudantes participaram. Também teve competição de tiro no dia 02 de outubro e regata também na Lagoa.

Outro evento que marcou as comemorações foi uma apresentação musical noturna, que contou com a participação das bandas do Batalhão e da Polícia Militar, além de celebrações religiosas e a revitalização do Museu Marechal José Machado Lopes.

Com acervo histórico, o Museu é referência às origens do Batalhão Carlos Camisão como a gloriosa participação na 2ª Grande Guerra e os primórdios da presença militar na região do pantanal, até as mais recentes participações em missões internacionais de paz.

Entre outros, o Museu Marechal José Machado Lopes conta com aquele que é considerado o maior troféu de guerra conquistado pelo Brasil, a Bandeira Nazista, capturada pelo sargento Meroveu, natural de Aquidauana e que integrou o Batalhão.

As atividades alusivas ao aniversário do 9º BE Cmb encerraram nesta sexta-feira (06), com a realização da tradicional formatura e homenagens na sede do Batalhão, que contou com a presença do presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB (Força Expedicionária Brasileira), Agostinho Gonçalves da Mota. Com 92 anos,  começou a servir aos 17 anos de idade,e se considera um privilegiado de ser um ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, de fazer parte dessa história.

Histórico

Considerado uma das unidades históricas do Exército Brasileiro, O 9º Batalhão de Engenharia foi criado pelo Decreto nº 4.799 de 6 outubro de 1942 e organizado no Quartel do 1º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade do Rio de Janeiro. O seu primeiro Comandante foi o Capitão Francisco de Paula Gonzaga de Oliveira. O Batalhão deslocou-se para Aquidauana no dia 10 de dezembro de 1942.

Incorporado à Força Expedicionária Brasileira, o Batalhão participou da Campanha da Itália durante a 2ª Guerra Mundial, realizando importantes trabalhos de engenharia e nas conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese, além de outras expressivas vitórias alcançadas pela 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária.

A 1ª Companhia de Engenharia de Combate do 9º Batalhão de Engenharia de Combate foi a primeira tropa do Exército Brasileiro a se defrontar com o inimigo, em solo europeu, em 04 de setembro de 1944.

Por seus feitos na Itália, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate foi distinguido com a Citação de Combate e sua Bandeira foi condecorada com a Cruz de Combate de 1ª Classe e com a Ordem do Mérito Militar e a Ordem do Mérito da Defesa.

O Estandarte Histórico do Batalhão Carlos Camisão retrata, em suas cores e símbolos heráldicos, a participação heroica da única unidade de Engenharia do Exército Brasileiro que lutou na 2ª Grande Guerra.

O 9º Batalhão de Engenharia de Combate é denominado “Carlos Camisão”, em homenagem ao ilustre Comandante de umas das colunas da histórica Retirada da Laguna, na Guerra do Paraguai.

Em tempos de paz, o Batalhão forma contingente de reservistas e qualifica o homem para o mercado de trabalho, transformando-o num cidadão mais equilibrado e produtivo para a sociedade. Através de uma participação ativa junto às comunidades locais, o Batalhão se faz presente em todos os momentos, sobretudo em apoio nas situações de calamidades públicas.

 

Foto: Yuri Marinho