Mês de outubro é referência mundialmente na prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama, por isso intitulado de ‘outubro rosa’. A campanha é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e contribuir para a redução da mortalidade, já que é o câncer que mais mata mulheres no mundo.

Na época mais falada sobre o assunto, foi instalado no Centro de Especialidades Médicas de Aquidauana um mamógrafo, aparelho utilizado para fazer o exame de mamografia, com alta qualidade para verificar minúsculos detalhes no tecido mamário, por isso é tão importante na luta contra o câncer de mama. Em um exame de mamografia é possível detectar qualquer sinal suspeito de cisto ou nódulos.

A vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, veio ao município nesta quinta-feira (19) para participar da entrega de equipamentos e aparelhos para a atender a comunidade na rede de saúde pública do município, incluindo a visita no CEM, que além de entregar a sala para exame de mamografia, uma conquista da gestão municipal junto ao Governo do Estado, também entregou cadeiras de rodas com o prefeito Odilon Ribeiro e autoridades políticas presentes.

Rose também visitou as instalações do Hospital Regional Estácio Muniz e no período da tarde foi até o Asilo São Francisco, conhecer o trabalho desenvolvido com os idosos e também entregar mais cadeiras de rodas. No Hospital Funrural, a vice-governadora fez a entrega oficial de equipamentos para o laboratório e recebeu ofício das mãos do diretor da unidade hospitalar, Eulálio Abel Barbosa, solicitando algumas demandas para o hospital.

Rose sendo recepcionada no Asilo com músicos locais

A vice-governadora recebeu do diretor do Hospital Funrural ofício solicitando algumas demandas para o local