A Aldeia Água Branca, situada no Distrito de Taunay, na noite desta quinta-feira (19) fez a abertura da 5ª Edição dos Jogos Internos na comunidade, a fim de proporcionar a integração social, o exercício da cidadania, a descoberta de novos talentos e também manter as tradições culturais do povo terena, como as danças, comidas típicas, além de trazer o bem-estar com as atividades físicas.

Um dos organizadores do evento é o professor de educação física Nemias Tiago. Ele explicou que serão várias competições como futsal, voleibol , atletismo e até arco e flecha, lança e cabo da paz, que são atrações nativas. Além do esporte, a comunidade pôde prestigiar um desfile com trajes típicos da etnia.

A 5ª edição dos jogos internos também visa contribuir com a saúde da comunidade como estratégia para prevenir doenças como hipertensão, diabetes, fadiga entre outros. Uma iniciativa própria, já que os organizadores acreditam que o esporte é a melhor e talvez a única maneira de combater isso na atualidade, e não há um projeto de esportes do governo federal ou estadual em terras indígenas de Mato Grosso do Sul.

O evento vai até o próximo domingo (22) e tem o apoio da FEMA – Fundação de Esportes de Aquidauana, que colabora para a arbitragem das partidas.

Fotos: Divulgação