Foi inaugurada, durante a solenidade de lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, na manhã desta quarta-feira (25), um Posto de Atendimento da Delegacia Virtual, no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

A solenidade em que foi assinado um termo de cooperação, aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com a presença do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), do reitor da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, o comandante geral da PMMS Coronel Waldir Ribeiro Acosta e diversas autoridades.

De acordo com o secretário de segurança, a delegacia virtual entra em funcionamento a partir desta quarta-feira. “É a primeira delegacia virtual em uma universidade. Além de atender a comunidade acadêmica, vai atender também a população do entorno, que poderá utilizar a delegacia, para registrar crimes de menor potencial, como furtos e extravios”, explica José Carlos.

O registro da ocorrência será feito por meio de um totem instalado, inicialmente, na Cidade Universitária. O serviço é o primeiro do tipo, oferecido no país, permitindo o registro de Boletins de Ocorrência Online, Registro de Denúncias, Consulta de Veículos e Consulta de Documentos.

De acordo com o ouvidor geral da UFMS, delegado Fernando Lopes Nogueira, esse projeto é uma extensão da Delegacia Virtual da PCMS e funcionará sem a presença de policiais dentro da universidade. “É mais um ponto de atendimento e auxílio ao cidadão, que poderá ser estendido para outras unidades da UFMS”, explica.

A assinatura do termo de cooperação aconteceu durante a abertura da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Neste ano, o tema central dos projetos é como “A matemática está em tudo”.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017

De acordo com as informações do site oficial do Governo do Estado, em Campo Grande, o evento acontece de 25 a 27 de outubro. Participam 45 escolas estaduais e municipais de 49 cidades de Mato Grosso do Sul, que vão visitar os estandes e conhecer os projetos. Entre os expositores estarão alunos de todo o Estado selecionados por meio dos núcleos educacionais.

Mato Grosso do Sul ocupa o primeiro lugar no número de atividades confirmadas. Ao todo 1441 ações de 280 instituições cadastradas.

Foto: Luiz Alberto