O Festival América do Sul Pantanal que teria sua décima quarta edição entre os meses de novembro e dezembro deste ano foi adiado para maio de 2018. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (26) pelo prefeito de Corumbá Ruiter Cunha de Oliveira e o secretário Estadual de Cultura e Cidadania Athayde Nery, no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Durante a coletiva de imprensa, Ruiter elencou a necessidade de maior divulgação como um dos motivos para transferir a data. Além disso, a captação de recursos para a realização do evento é outra questão: são necessários R$ 2,4 milhões, afirma o prefeito. A previsão é que o festival aconteça entre os dias 6 e 13 de maio.

A questão da baixa temporada no Pantanal, com o fim da pesca em novembro, também foi levada em consideração. O Governo espera que a alta temporada atraia mais visitantes região e, consequentemente, ao festival.

A partir da decisão, a composição do festival será reavaliada no sentido de adicionar a integração latinoamericana. A organização pretende também extrapolar os temas arte e cultura e adentrar no assunto do desenvolvimento.

No total, 12 países já confirmaram a participação na 14ª edição do evento que terá seu novo formato divulgado futuramente pela Fundação de Cultura.

Em relação às atrações que já estavam contratadas, Ruiter explicou que a intenção é manter os mesmos artistas e conseguir outros, tudo dependerá das agendas. Em setembro o Governo confirmou a presença do rapper Criolo no festival.

“Mais do que a celebração das manifestações culturais, o Fasp reunirá grandes pensadores e gestores do continente para discutir as questões comuns, como a fronteira, o turismo e a geopolítica”, afirmou a Fundação em nota.

Para Athayde Nery a necessidade de adiar o festival é lamentável, mas que o trabalho está sendo realizado com antecedência para “melhorar a venda do festival tanto nacional como internacionalmente”.

 

*As informações são do Midiamax