A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) voltará a realizar vestibular a partir de janeiro de 2018 para novos alunos. O vestibular na instituição foi extinto em 2010. Desde então o preenchimento das vagas vinha sendo feito através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que tem como base os resultados alcançados pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O preenchimento das vagas feito através do Sisu será mantido. A universidade também vai implantar o Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), onde o candidato será avaliado a cada ano do Ensino Médio. De acordo com a instituição, as percentagens de vagas para cada processo seletivo serão decididas no dia 1º de novembro, quando a reitoria da Universidade definirá as regras do vestibular.

A intenção da universidade é que em 2021, os alunos possam ingressar na faculdade através de três processos seletivos. Sendo que ainda será necessário realizar o Enem, pois não haverá prova de redação nos processos seletivos.

De acordo com Pró-Reitor de Graduação, Professor Ruy Alberto Caetano, a intenção é de que as provas dos processos seletivos sejam feitas em todos os campus da universidade, com exceção das provas dos cursos de Medicina e Direito, que serão aplicadas em Campo Grande por motivos de segurança.

“Em 2018, as vagas serão 70% Sisu e 30% vestibular, sendo que ingresso na Instituição através das cotas será mantido” disse Ruy Alberto.

Atualmente, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem cerca de 19 mil alunos em todos os campi da instituição.

Foto: Marco Matielo