Nesta quarta-feira (01) o 4° e último contingente de militares do 9° Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão envolvido na ‘Operação Rio Preto’ retorna para Aquidauana. Em face da cooperação estabelecida entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e o Comando de Operações Terrestres (COTER), o 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb) concluiu, no dia 29 de abril, a montagem de uma ponte LSB de 160 pés (48,77 m) de extensão, classe 80, entre os municípios de Alô Brasil e Confresa, localizados próximos à divisa entre os Estados de Mato Grosso e Pará.

O propósito foi o de restabelecer o tráfego na rodovia BR 158, importante eixo de escoamento da safra nacional, em razão da ponte existente no local ter sido arrastada por uma enxurrada. Os militares iniciaram a missão em 13 de abril, com o deslocamento de um comboio de 25 veículos, dentre viaturas e equipamentos de Engenharia, que percorreram mais de 1.600 quilômetros, sendo necessários quatro dias de viagem. Para tanto, o 9º BE Cmb contou com apoio logístico, de comunicações e de segurança de organizações militares do Comando Militar do Oeste (CMO), destarte o 9º Grupamento Logístico.

Essa atividade, denominada Operação Rio Preto, foi coordenada pelo 3º Grupamento de Engenharia e teve o apoio essencial da Superintendência do DNIT no Estado do Mato Grosso, que construiu um desvio provisório, permitindo, ao efetivo de 58 militares, condições adequadas de trabalho.

Ao todo nesse período circularam pela ponte mais de 100.000 veículos, sendo a maioria do tipo bitrem. Além disso, foram mobilizados quatro contingentes num total de 191 militares.

A recepção dos militares que retornam após a missão cumprida realizar-se-á no portão lateral da unidade às 14h30, onde a tropa entrará em forma em duas fileiras, tendo a presença dos prefeitos das cidades de Aquidauana e Anastácio, convidados e dos familiares.

Na sequência, o Comandante do 9º BE Cmb convidará a todos a participarem de uma solenidade militar alusiva ao evento. Por fim, será servido no refeitório do Batalhão um coquetel para todos os presentes, onde também, será apresentado um vídeo institucional da Operação Rio Preto. O evento será aberto ao público.