Mais de 33,4 mil candidatos faltaram, neste domingo (5), na primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em Mato Grosso do Sul. Em todo país, estiveram ausentes 2 milhões de pessoas. A avaliação incluía hoje redação, linguagens e ciências humanas.

Dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) atestam que 33.413 dos 92.300 inscritos foram considerados ausentes no Estado. Percencual de 36,2% perde apenas para o Amazonas (39,3%) e Roraima (36,4%).

Candidatos que tiveram direito à isenção de pagamento e faltarem nos dois dias de prova devem justificar a ausência no sistema de inscrição para não perder o benefício em 2018.

No ano passado, ausências colocaram os sul-mato-grossense na vice-liderança do ranking de faltosos. Ou seja, 48.202 dos 139 mil (34,64%) não apareceram para nas provas.

Eliminados – Foram registrados, em todo o país, 273 casos de eliminação por descumprimentos de regras do edital, uso de equipamento eletrônico e por detecção de metais. O ministro da Educação, Mendonça Filho, optou por não especificar os locais.

Dentre os casos apresentados em coletiva esteve o de um candidato que usava fone de ouvido e foi parar na delegacia por descumprir o edital que obrigava guardar o equipamento em porta-objetos, já outro saiu correndo do local de prova e tirou uma foto, sendo detido minutos depois por equipe de segurança.

Teve até quem fumou maconha em uma das salas, mas neste caso não houve eliminação porque policiais entenderam que a quantidade era destinada ao consumo próprio. Com o cigarro apagado, o candidato terminou a prova normalmente.

Próxima etapa – No próximo domingo (12), os inscritos voltam aos mesmos locais de prova para a segunda fase que inclui matemática e ciências da natureza. Os portões abrem às 12h (horário local), sendo fechados uma hora depois. Mais informações no site do Inep.

 

Foto: Ilustrativa