Adolescentes de três Uneis (Unidades Educacionais de Internação) do Estado vão receber cursos de capacitação profissional. No total, serão 30 vagas para atendente de lanchonete em Campo Grande, 30 de auxiliar administrativo, sendo 15 em Dourados e 15 em Ponta Porã. Os cursos têm duração de 8 meses e durante o período de estudo o interno vai receber meio salário mínimo, ou seja R$ 468.

O convênio de 5 anos entre a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Ministério do Trabalho e Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) foi firmando na manhã desta quarta-feira (8). “Vai ser uma espécie de emprego. Eles terão carteira assinada e serão remunerados”, explica o titular da pasta José Carlos Barbosa. Assim que a primeira turma se formar, em seguida começa outra.

Uma estrutura será montada dentro da Unei para oferecer o curso de atendente de lanchonete. A Capital tem duas unidades – a Dom Bosco e a Novo Caminho.

A juíza da Vara de Infância e Juventude, Katy Braun do Prado, afirma que o projeto vem para somar. “Em pouco haverá uma diminuição no número de adolescentes reincidentes no crime”. O programa de capacitação está sendo estudando desde o ano passado.

 

*As informações e foto são do Campo Grande News