O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) irá ofertar mil vagas na graduação para o primeiro semestre de 2018. O ingresso será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

Serão oferecidas nove opções de cursos superiores de tecnologia, cinco de bacharelado e duas licenciaturas com vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Saiba mais sobre os cursos de graduação do IFMS.

A oferta é 33% maior em comparação ao ano anterior, quando o IFMS abriu 750 vagas na graduação.

Sobre essa ampliação, o pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe, destaca a abertura de seis novos cursos pela instituição para o ano que vem. “Este crescimento na oferta de cursos e vagas é mais uma prova de que o IFMS vem cumprindo sua missão, com a verticalização da oferta da educação profissional em todos os seus campi”, destacou.

A previsão é que o edital com a abertura de vagas nos cursos de graduação para 2018 seja publicado na Central de Seleção do IFMS até a segunda quinzena de dezembro. As inscrições no Sisu deverão ser abertas no mês de janeiro.

Expansão – O seis novos cursos de graduação do  IFMS serão oferecidos nos campi Aquidauana, Dourados, Jardim e Três Lagoas. São eles:
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (Campus Jardim)

Bacharelado em Engenharia Civil (Campus Aquidauana)

Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (Campus Três Lagoas)

Licenciatura em Computação (Campus Jardim)

Tecnologia em Jogos Digitais (Campus Dourados)

Tecnologia em Redes de Computadores (Campus Aquidauana)

Os projetos pedagógicos desses cursos foram aprovados pelo Conselho Superior (Cosup) do IFMS no último dia 26.

Outra novidade para 2018 é o início da oferta do bacharelado em Agronomia no Campus Naviraí, curso já oferecido pelos campi Nova Andradina e Ponta Porã.

Graduação – De acordo com os dados de outubro do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), o IFMS possui 1.618 estudantes matriculados na graduação.

Atualmente, são oferecidos os cursos superiores de tecnologia em Alimentos, Agronegócio, Automação Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção de Grãos, Processos Metalúrgicos e Sistemas para a Internet; os bacharelados em Agronomia e Engenharia de Pesca; e a Licenciatura em Química.

Por ser uma instituição pública federal, todos os cursos são totalmente gratuitos.