O deputado federal de Mato Grosso do Sul Carlos Marun (PMDB) foi definido para ser o novo ministro da Secretaria de Governo em substituição ao tucano Antonio Imbassahy (BA). O presidente da República Michel Temer decidiu nomeá-lo nesta quarta-feira (22) após pedido do PMDB que pressionava para ter um nome do partido no cargo.

Marun é um principais defensores do governo Temer na Câmara Federal. Segundo informações, ele teria se comprometido a não disputar a reeleição no ano que vem, o que facilitou sua escolha para o cargo. O deputado de MS deverá tomar posse em solenidade às 17 horas juntamente com outros novos integrantes do governo Temer.

A substituição de Imbassahy por Marun não foi uma decisão fácil para Temer. Segundo informações, o presidente gosta do tucano, mas se viu obrigado a atender seu partido e também os deputados do chamado “Centrão” que também pressionavam pela saída de Imbassahy.

A pasta que agora ficará sob o comando de Marun é responsável pela articulação política do governo, ou seja, estratégica politicamente. Conforme a imprensa nacional, o futuro de Imbassahy ainda está indefinido. O presidente quer mantê-lo em sua equipe, mas não sabe onde.

Polêmico – Marun é um parlamentar polêmico. Porém, considerado corajoso. Ele chamou atenção da imprensa nacional ao defender de forma ferrenha o ex-presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que acabou cassado e preso por envolvimento em esquemas de corrupção.

Em 25 de outubro, ele esteve no centro dos holofotes ao cantar e dançar no plenário da Câmara Federal após os deputados estaduais rejeitarem, por maioria de votos, denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Michel Temer.

Na ocasião, ele parodiou a letra da música Tudo Está no Seu Lugar, sucesso do cantor Benito de Paula. “Tudo está no seu lugar mais uma vez graças a Deus. Surramos mais uma vez essa oposição que não consegue nenhuma ganhar”, cantarolou.

Natural de Porto Alegre (RS), Marun tem 57 anos é formado em Direito e já ocupou secretarias na prefeitura de Campo Grande e no governo do Estado na gestão de André Puccinelli (PMDB). Marun também foi vereador na Capital e deputado estadual. Em 2014, elegeu-se deputado federal.

 

Foto: Marco Matielo