O presidente da República Michel Temer recuou da posse do deputado federal de Mato Grosso do Sul Carlos Marun (PMDB) como ministro-chefe da Secretaria de Governo que seria na tarde desta quarta-feira, 22 de novembro, em Brasília. A posse do deputado chegou a ser confirmada pela comunicação do Planalto a veículos de imprensa nacionais. Até um post anunciando a posse foi publicado no microblog Twitter, mas retirado pouco tempo depois.

Segundo a imprensa nacional, Temer recebeu em reunião nesta quarta-feira o senador Aécio Neves (MG), presidente licenciado do PSDB, e o atual secretário de Governo Antonio Imbassahy (BA), também do PSDB. Agora, o presidente só pretende fazer alteração no posto quando os tucanos decidirem entregar o cargo, o que não ocorreu ainda.

O nome de Marun para a Secretaria de Governo é defendido pelo PMDB. Porém, Temer não quer correr o risco de perder o apoio dos tucanos para a votação da Reforma da Previdência.

Marun é um principais defensores do governo Temer na Câmara Federal. Segundo informações extra-oficiais, ele teria se comprometido a não disputar a reeleição no ano que vem, para facilitar sua escolha para o cargo.

A assessoria de imprensa de Marun informou apenas que o deputado não recebeu convite oficial para integrar o ministério de Michel Temer.

Foto: Marco Matielo