Foi preso na tarde desta sexta-feira (24) Paulo Roberto Marques de Almeida, 31 anos, famoso por assaltar e furtar mulheres em uma motocicleta preta. Ele havia sido detido pela Polícia Militar no dia 14 de novembro, ao tentar furtar o bagageiro de uma moto e ser flagrado por um militar à paisana. O bandido foi solto no mesmo dia, já que durante a fuga, foi alcançado no município de Anastácio, e como não houve o flagrante, acabou sendo liberado pela Polícia Civil.

No dia da prisão pela PM, Paulo estava sendo monitorado e a polícia já sabia através de levantamentos, que ele era o autor de uma onda de assaltos e furtos à mulheres de Aquidauana e Anastácio. Na casa do autor foram encontrados diversos celulares, carteiras femininas, documentos e cartões de créditos de suas vítimas. Ele e a esposa inclusive, utilizava aparelhos celulares das vítimas para uso próprio e também negociava os produtos pelo Facebook.

A liberação do suspeito a princípio gerou revolta por parte da população. Já que o “modo operandi” de Paulo é agir com agressividade na hora de roubar mulheres na região. Na época, o delegado de Anastácio, Antonio Ribas Júnior explicou que, para manter Paulo Roberto preso, teria que ser flagrante delito, ou mediante uma ordem fundamentada por um Juiz – uma prisão preventiva, temporária ou uma sentença condenatória. Como no caso do ladrão da motocicleta preta não ocorreu nenhuma dessas situações, Ribas explicou que não tinha como mantê-lo preso. “Sem o flagrante, nada pôde ser feito”, justificou.

Prisão – As investigações continuaram e o delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, Eder Oliveira Moraes, representou junto ao Judiciário a prisão preventiva do ladrão de mulheres, sendo deferida pela Comarca do município, já que após ser detido pela Polícia Militar, foi chamado para prestar esclarecimentos sobre os pertences que estavam em seu poder, e admitiu que roubava e furtava “por prazer”.

Investigadores do do NIIC – Núcleo de Inteligência, Investigações e Capturas, da Polícia Civil de Aquidauana cumpriram o mandado e agora Paulo Roberto, o ladrão de mulheres que agia em uma motocicleta preta e com violência contra as vítimas, está preso, à disposição da Justiça, na Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Violência doméstica – Em junho de 2016, a esposa de Paulo Roberto registrou um boletim de ocorrência, por violência doméstica. Já que no dia do fato, ela havia saído com uma parente, deixando os filhos com a mãe, quando o homem chegou na residência embriagado e alterado, chutando o portão e dizendo “se eu encontrar sua filha, vou dar um tiro nela, vou mata-la”. No mesmo registro consta que a então vítima relatou que, quando estava grávida de seu filho, que hoje está com aproximadamente 1 ano e meio, foi agredida fisicamente pelo esposo, porém não houve registro de ocorrência.

Ainda no registro policial cita que na época, a convivência do casal não era harmônica, por conta do temperamento explosivo de Paulo Roberto.

Sobre o referido caso, o JNE checou junto ao site do Tribunal de Justiça para saber se há algum processo, mas nada foi encontrado, provavelmente a vítima não representou ou ainda está  sob investigação e não tenha virado ação penal.

Confira o histórico do bandido:

No dia 12 de novembro, uma mulher, 30 anos, declarou ter deixado o celular e a carteira guardados no compartimento de uma moto Honda/Biz, a qual deixou estacionada na Rua José Bonifácio, no Bairro Alto, em frente à Escola Cejar (Coronel José Alves Ribeiro), em Aquidauana.

Já no dia 14 de setembro, uma jovem de 18 anos teve o celular roubado do bolso por homem em uma motocicleta tipo Honda/CG Preta, no final da manhã atrás do supermercado Atlântico, em Aquidauana. De acordo com o boletim de ocorrência, a jovem disse que estava em sua bicicleta na Rua Antonio Campelo, quando um homem de moto com as características citadas acima passou e arrancou o celular que estava no bolso de trás de sua calça.

No dia 10 de setembro, menos de uma semana do roubo desta sexta, por volta das 20 horas, outra mulher teve a bolsa roubada por um ladrão em uma moto preta, com as mesmas características das outras ocorrências. Ela estava caminhando na Rua dos Ferroviários próximo a Giovanni Toscano de Brito, quando com agressividade, teve a bolsa arrancada de seu ombro. Segundo a vítima, o bandido seguiu sentido a Avenida Pantaneta.

Já no dia 23 de agosto, uma mulher, 28 anos, teve a bolsa dela levada pelo ladrão em plena luz do dia, no fim da manhã. A vítima disse aos policiais que seguia de bicicleta pela Rua Joaquim Nabuco, quase chegando à Rua Quintino Bocaiúva, região do quartel do 9º BE Cmb, quando foi surpreendida pelo ladrão, que estava em uma moto preta e se aproximou sem que ela percebesse.

O homem puxou a bolsa dos ombros da ciclista, na qual estavam os pertences dela e de outras duas pessoas. Em seguida, ele acelerou e fugiu em alta velocidade do local, no sentido Centro/Bairro da Serraria.

No dia 03 de agosto uma mulher de 39 anos teve a bolsa roubada no Jardim Campanário da cestinha de sua bicicleta, quando seguia para sua residência, em Anastácio. Com a ação ela acabou caindo e sofrendo escoriações.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima estava indo para sua casa de bicicleta quando um homem em uma motocicleta preta arrancou a bolsa da cestinha, tomando rumo ignorado. A mulher não conseguiu memorizar a placa da moto, apenas disse aos policiais que o suspeito é de estatura mediana, trajava calça jeans, camisa branca com listras finas e usava capacete de cor preta.

Devido a agressividade do autor em puxar a bolsa da bicicleta, a vítima acabou perdendo o controle e caindo no chão, sofrendo ferimentos no rosto e teve um dente quebrado. O fato aconteceu próximo ao Bar do Alemão, de onde a mulher acabou acionando a Polícia Militar.

O bandido, com as mesmas características de Paulo Roberto, sempre agia com o mesmo “modo operandi”.