Tentativa de assalto em uma residência no início da manhã desta terça-feira (28) no Bairro Guanandy, em Aquidauana, deixou as Polícias Civil e Militar em alerta, já que os bandidos possivelmente estavam portando uma pistola 9mm. e carregador com treze munições intactas, que deixaram cair ao fugir, quando as vítimas mãe e filha, acionaram a PM.

De acordo com o boletim de ocorrência, as vítimas acionaram a Polícia Militar via 190, após a filha da dona do imóvel flagrar dois indivíduos encapuzados e armados no quintal da casa. Ela voltou para dentro da residência e fechou a porta, avisando a mãe.

As vítimas passaram por momentos de terror, já que os bandidos começaram a bater na porta, mandando abrir. A dona da residência então começou a gritar “pega a arma”, “pega a arma”, para intimidar a dupla, que acabou fugindo, pulando o muro, tomando rumo ignorado.

Equipe da Rotai – Rondas Ostensivas Táticas do Interior, esteve na residência e durante buscas no local, encontrou no quintal um carregador de pistola 9mm com treze munições intactas e um casaco com touca na cor cinza. Uma das vítimas relatou aos militares que o outro indivíduo estava usando um casaco na cor vermelha.

O comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Airton Praeiro, falou ao JNE sobre o fato. Segundo ele, não é comum na região atendimentos ou registros de ocorrência em que o indivíduo esteja em posse de um armamento de uso restrito, mas nesse caso específico, o fato de ser encontrado acessório e munições de uma pistola 9mm, não significa necessariamente que a dupla estaria em posse de tal arma.

“Este ano apreendemos 37 armas de fogo em nossa região, não tendo registro de nenhum armamento de uso restrito, no entanto, estamos diuturnamente empenhados para prevenir este tipo de delito. Nas abordagens diárias são feitas buscas pessoais e em veículos, para tirar de circulação armamento em posse de quem não tenha registro e porte de arma, como a legislação prevê”, pontuou.

O comandante também reforçou que todo o efetivo do 7° BPM está em alerta, para coibir qualquer ação vinda de bandidos que venham atentar contra a ordem e a paz da população.

O caso foi registrado como roubo na forma tentada na Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana. O delegado titular, Eder Oliveira Moraes, também falou com a reportagem e informou que o carregador está com a Perícia Papiloscópica, para identificar digitais.

“Investigadores do NIIC – Núcleo de Inteligência, Investigações e Capturas, da Polícia Civil de Aquidauana, já estão no caso, com o intuito de localizar essa dupla, mas a princípio, estamos fazendo os primeiros levantamentos e aguardando o resultado da perícia”, reforçou.

Solicitação de videomonitoramento nas entradas e saídas de Aquidauana – O vereador e presidente da Câmara Municipal de Aquidauana Valter Neves, solicitou ao Executivo na sessão realizada no dia 21 de novembro, instalação de câmeras de monitoramento nas entradas e saídas da cidade.

Segundo o parlamentar, essa medida se faz necessária a fim de garantir um ambiente mais seguro aos moradores, visitantes e funcionários do município.

A medida também, declarou o vereador,  visa auxiliar as instituições de segurança no combate à criminalidade. Em sua opinião, ela está se tornando um enorme problema nas grandes e pequenas cidades a ponto de prejudicar a qualidade de vida da população.