Em meio a gritos de “vergonha”, por 13 votos a 7, deputados aprovaram em segunda votação na manhã desta terça-feira (28), o projeto que altera regras para contribuição previdenciária dos servidores públicos de Mato Grosso do Sul. Com isso 25% dos servidores estaduais vão contribuir com 14% a partir de maio de 2018.

O projeto inicial previa que todos os 75 mil servidores pagassem 14% de contribuição a título da Previdência. Agora, somente trabalhadores que recebem acima do teto do INSS, que é de R$ 5.545, o que representa 25% dos servidores, terão de pagar o acréscimo a partir de maio de 2018. Outros 75% vão continuar pagando 11%.

Outra mudança – apresentada por meio de emenda dos deputados ontem – obriga o governo a recompor o fundo previdenciário em 3%, utilizando parte dos recursos destinados aos poderes.

A aprovação aconteceu em meio a protestos, depois de serem barrados em frente a Assembleia, dezenas de manifestantes derrubaram os alambrados que cercavam o prédio, quebraram a porta, invadiram o saguão e ocuparam as cadeiras do plenário.

O Batalhão de Choque foi acionado e precisou usar bombas de efeito moral. Policiais também fizeram um cordão de isolamento em frente a sede do Legislativo e dentro do plenário, entre a platéia e a área onde ficam os deputados.

Uma manifestante passou mal e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e outro servidor acabou preso durante protesto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul contra a reforma da Previdência estadual.

O homem preso, segundo a Polícia Militar, foi identificado como um dos manifestantes que quebraram a porta de entrada da casa de leis. Ele foi levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro e deve ser responsabilizado por dano ao patrimônio público.

A mulher que se sentiu mal faz parte do quadro de servidores administrativos da educação. Ela foi atendida em frente a sede do Legislativo e não precisou ser transportada para um hospital.

Veja abaixo como votaram os parlamentares:

Dos 24 deputados estaduais, 20 votaram – o presidente da Assembleia, Junior Mochi (PMDB), não vota e três parlamentares estavam ausentes.

Votos favor:
Beto Pereira (PSDB)
Mara Caseiro (PSDB)
Onevan de Matos (PSDB)
Rinaldo Modesto (PSDB)
Felipe Orro (PSDB)
Enelvo Feline (PSDB)
Antonieta Amorim (PMDB)
Eduardo Rocha (PMDB)
Márcio Fernandes (PMDB)
Renato Câmara (PMDB)
Herculano Borges (SD)
Paulo Corrêa (PR)
George Takimoto (PDT)
Zé Teixeira (DEM)
Votos contra

Votos contra:
Coronel David (PSC)
Paulo Siufi (PMDB)
Lídio Lopes (PEN)
Pedro Kemp (PT)
Cabo Almi (PT)
João Grandão (PT)
Amarildo Cruz (PT)

Ausentes:
Felipe Orro (PSDB)
Maurício Picarelli (PMDB)
Grazielle Machado (PR)

 

*Fotos: Campo Grande News