A Assembleia Legislativa e o governo do Estado começaram na tarde desta segunda-feira, 27 de novembro, a montar um esquema especial de segurança. A ideia é evitar tumultos e proteger os prédios de protestos violentos, pois na manhã desta terça-feira, 28, o projeto de lei que altera o regime previdenciário dos servidores públicos estaduais deverá entrar em votação na Casa de Leis. A matéria é rejeitada por servidores públicos e sindicalistas.

Grades de ferro foram colocadas nos pátios da Assembleia e governo estadual como forma de regular o acesso do público. Ambos locais receberão reforço policial. Os detalhes do plano de segurança ainda não foram revelados. Porém, no Legislativo, a ideia é evitar superlotação no auditório.

Na quinta-feira passada, 23 de novembro, manifestantes invadiram o plenário da Assembleia (espaço reservado aos deputados estaduais) e a sessão plenária precisou ser encerrada, sem que qualquer matéria fosse votada. Os manifestantes rejeitam o reajuste da contribuição previdenciária de 11% para 14% como propõe o projeto de lei do Poder Executivo, já aprovado em primeira votação.

Na tarde desta segunda-feira, o presidente da Assembleia Legislativa deputado Júnior Mochi (PMDB) dialogou com servidores públicos e sindicalistas contrários à reforma da Previdência. Segundo informações, o governo pretende fazer alterações no projeto original, como forma de diminuir a rejeição à matéria.

Foto: Marco Matielo