Durante fiscalização na estrada vicinal do Pesqueiro Pequi, na região do Pantanal em Anastácio, na tarde desta segunda-feira (11), equipe da Polícia Militar Ambiental flagrou quatro moradores do município em uma Toyota/Hilux em seu reboque, uma embarcação de alumínio, onde foram encontrados dentro de uma caixa térmica  pescado da espécie Pacu, carne de jacaré e mais de cinquenta munições.

De acordo com o boletim de ocorrência, militares do 2° Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana durante ronda terrestre na referida estrada, abordou a Hilux e durante fiscalização no interior do veículo, flagrou uma caixa térmica de plástico com sete exemplares de pescado da espécie Pacu, 1 Kg de carne de jacaré, além de cinquenta e cinco munições de calibre .22 intactas, quatro munições de calibre 30.30 intactas e um cartucho calibre 30.30 deflagrado, na carroceria.

O veículo tinha como motorista M. A. da S., 52 anos, tendo como acompanhantes o senhor R.O.V., 43 anos, J. B. C. , 54 anos,  e o senhor D. F. A, 40. Ao serem indagados, os condutores afirmaram ter praticado pesca na fazenda Capanema em um trecho do rio Aquidauana e em relação ao pescado foram evasivos e disseram que pertencem a todos e que a carne de Jacaré pertence à D. Questionados sobre a procedência das munições, R assumiu que são de sua propriedade.

Ainda de acordo com o registro policial, os autores não apresentaram documentos do Órgão Ambiental competente que autorizasse o transporte do citado pescado e da carne de jacaré. Os quatro amigos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana.

Piracema – O período de defeso no Mato Grosso do Sul é fixo e estabelecido por lei. A resolução Semac n. 024, de 06 de outubro de 2011, alterada pela resolução Semac n. 002, de 04 de fevereiro de 2013, estabelece que fica proibida a pesca nos rios de domínio do Estado de Mato Grosso do Sul, anualmente, no período de 5 novembro a 28 de fevereiro, a fim de permitir a reprodução natural dos peixes.

Fiscalização – A Polícia Militar Ambiental tem conseguido por meio de fiscalização com inteligência, evitar durante a piracema, que pescadores consigam depredar os rios do nosso Estado. As metas estão sendo alcançadas a cada piracema, que é manter o máximo possível os policiais nos rios, fazendo com que as apreensões de pescado caiam em níveis aceitáveis, que é o objetivo da fiscalização. Ou seja, manter os peixes vivos nos rios para que cumpram sua função natural de reprodução.

Fotos: Divulgação/PMA