Após quase oito meses de espera, a estátua do artista Ique Wotschach finalmente foi inaugurada na manhã desta terça-feira (19), justamente no dia em que Manoel de Barros completaria 101 anos. O local escolhido foi uma extensão do “Quintal do Manoel”, na avenida Afonso Pena com a rua Rui Barbosa. A obra fica em baixo da figueira centenária. “O Manoel dizia que queria virar árvore, não queria morrer. Neste local as pessoas vão poder interagir, conversar com os passarinhos, saber da poesia do Manoel”, relatou o secretario de cultura do Estado Ataide Nere de Freitas.

Essa é a décima obra de Ique, feita em bronze. “Eu gostaria de ter homenageado o Manoel antes, porém não tive tempo para isso. O artista tem que estar onde o povo está, agora Manoel esta aqui no centro da cidade”, relata o Wotschach. Para evitar o vandalismo a estatua terá uma iluminação, além de sua localização. “A localização e a iluminação que ela vai ter, será para poder espantar os possíveis vândalos que possam existir”, relata Ique.

A estátua representa Manoel de Barros, em seu canto especial do no sofá de sua residência. “Era um local só dele ninguém sentava naquele lugar. Essa homenagem é super bacana e gratificante”, contou a nora de Manoel Maisa Andrade Leite de Barros.

O governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), falou da importância do artista. “Foi um desafio de tempo e paciência até finalmente encontrar no local ideal para a estatua”, relatou o governador. O prefeito Marquinhos Trad (PSD) também esteve na inauguração.

Foto: Luciano Muta