Na cidade de Porto Murtinho, cerca de 300 pessoas estão desabrigadas. A situação é crítica, após o excesso de chuvas que atingiram o Estado ultimamente. Dos 27 municípios, onze estão sendo monitorados pela Coordenação Estadual da Defesa Civil (Cedec).

Do total de pessoas desabrigadas 70 já estão em abrigos temporários. Na região o desastre não foi causado pela cheia no rio Paraguai e sim pela falta de estrutura local, segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, Fábio Santos Coelho Catarineli.  A última medição do nível do rio Paraguai está em 4,64 metros, altura considerada normal.

Ainda de acordo com o coordenador, o município já solicitou o registro do desastre no Sistema Integrado de Informação de Desastre. “O nível do rio está normal, foram as chuvas que causaram o alagamento no bairro Cohab, devido ao sistema de drenagem ser insuficiente, favorecendo o acumulo de água da chuva”, afirmou.

O município também pode estar com problemas na conexão de internet e na rede de telefônia, por conta da chuva.

A Cedec também continua monitorando a situação nos municípios de Aquidauana, Miranda e Coxim, onde os rios já entraram na cota de alerta, mas ainda não foram registradas situações de danos humanos, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Tacuru, Amambai, Miranda, Glória de Dourados e Nioaque.

 

Foto: Divulgação/Defesa Civil