Tendo superado o nível de emergência ontem quando a régua pluviométrica registrou 7,4 metros, o rio Miranda (afluente do rio Paraguai) confirma previsões da Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul) de que entraria em nível de emergência. Além de Miranda outros 13 municípios do Estado estão em situação de emergência, a maioria na região Sul em consequência das fortes e constantes chuvas que atingem Mato Grosso do Sul desde os últimos meses de 2017.

Conforme relatório divulgado nesta terça-feira pela Cedec, 11.326 pessoas foram afetadas pelas chuvas nos 12 municípios em emergência, que são: Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Rio Verde, Miranda, Bataguassu, Porto Murtinho e Sete Quedas.

No primeiro dia do ano, o Imasul havia lançado um aviso de evento crítico em relação ao rio, com a probabilidade de atingir o nível de emergência, que é de sete metros, no município de Miranda, Os danos causados pelas chuvas nestas localidades vão desde alagamentos e destruição de estradas, bueiros e pontes de madeira.

Os mapas meteorológicos divulgados pelo Ministério da Aeronáutica e Centro de Monitoramento de Desastres Naturais não indicaram chuvas na região de Porto Murtinho, extremo sudoeste do Estado, na manhã desta terça-feira. A Cedec informou que o número oficial de pessoas atingidas pelo alagamento passou de 360 para 600, contudo as ações da prefeitura, com o apoio do Corpo de Bombeiro, estão normalizando a situação no bairro Cohab, onde moram os desabrigados e desalojados.