Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a segunda-feira (8) começa com tempo nublado e pancadas de chuva e trovoadas com alerta de chuvas intensas para 34 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Há alerta de chuvas de até 50 mm (milímetros), ventos intensos de até 60 km/h, alagamentos e descargas elétricas para Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência e Jaraguari.

Também devem ficar em alerta moradores de Ladário, Miranda, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas e Água Clara.

Rio Verde e Miranda já decretaram situação de emergência devido à temporada de chuvas fortes e. No total, já são 13 municípios afetados pelas chuvas.

Cuidados – Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).