Depois de praticamente uma semana chuvosa, o tempo deu uma trégua e desde terça-feira (09) a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Aquidauana retoma a limpeza dos bairros e área central da cidade.
Caminhões, máquinas, roçadeiras e homens trabalham em ritmo acelerado aproveitando a estiagem para fazer a capina, roçada, coleta de entulhos, galhos de árvores e lixos nas ruas das vilas e bairros.

Conforme informou o secretário de Obras, Archibald Joseph Macintyre (Mac), o prefeito Odilon Ribeiro solicitou com urgência que a equipe da Obras priorize os serviços de limpeza da cidade, pois com o período de chuvas, as ‘bocas de lobo’ podem entupir e os transtornos se agravam com a pouca drenagem das águas pluviais.

As margens dos córregos que cortam a área urbana da cidade também estão no cronograma para coleta de lixo e entulhos, pois infelizmente, há muitos cidadãos que indevidamente despejam lixo nesses locais. Logo, quando chove e os córregos transbordam, o lixo que foi depositado nas margens acaba sendo arrastado pela correnteza para as ruas, quintais das casas e, ainda, entope as ‘bocas de lobo’.

“Aproveitando que as chuvas deram trégua nesse inicio de semana, nossas equipes de trabalhadores braçais, operadores de máquinas, varrição e caminhões estão a todo vapor nos turnos, manhã, tarde e alguns serviços até a noite, sendo executados. Limpeza, capina, tapa –buraco, retirada de lixos, galhos e até confecção de carneiras para sepultamentos no cemitério municipal estamos fazendo nesses dias, aproveitando que o tempo firmou”, elencou o secretário Mac.

Dentre os locais que a Obras está trabalhando desde ontem, estão: limpeza e capina na ESF da Nova Aquidauana; limpeza e capina na Vila São Pedro, no campo de futebol da COAHB II e na Vila Santa Terezinha; tapa-buraco no Bairro Alto; serviços de poda e corte de árvores na Vila Cidade Nova; retirada de lixos e galhos na área central; limpeza no pátio da Estação Rodoviária, Praça Afonso Pena, Praça Imaculada Conceição, Avenida Dr. Sabino do Patrocínio (Pantaneta), Praça da Juventude e pátio do Poliesportivo, Rua Estevão Alves Corrêa e Rua Giovani Toscano de Brito.

 

*As informações e foto são da AGECOM