Visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde da prefeitura de Aquidauana nas residências, revelou uma situação alarmante: quintais sujos com focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Além da dengue ele transmite também a Chikungunya e Zika. Campanhas de conscientização, venenos sendo borrifados nas ruas não serão eficazes se a população não tiver a responsabilidade de limpar o quintal, mantendo as casas livres de criadouros do mosquito.
O agente de endemias, Waldemar Celestino da Silva, afirmou que é necessário que a comunidade colabore de verdade no combate ao mosquito. “É muito difícil ver que o índice de infestação do mosquito aumenta por conta da falta de cuidado dos moradores, de fazer o dever de casa, de eliminar os focos do mosquito. Por diversas vezes, só quando chegamos na casa é que o morador se mobiliza a ir ver se há focos de mosquito em seu quintal e, ainda, ouvimos que ‘estavam esperando por nós para fazer a limpeza’. Essa responsabilidade é do dono da casa”, revelou Waldemar.
Os agentes comunitários de saúde e de endemias da Prefeitura de Aquidauana fizeram o mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes Aegypti e os índices de maior infestação e focos do mosquito estão nos bairros: Cidade Nova, Bairro Alto, Nova Aquidauana, São Cristóvão, Vila 40, Dona Nenê, São Pedro, Guanandy, Serraria, Vila Trindade, Vila Paraíso e Centro.
Em média, cinco dias é o tempo que mosquito Aedes Aegypti leva para se desenvolver completamente. “Cada morador pode ajudar e muito a combater o mosquito, interrompendo o ciclo de desenvolvimento. O mosquito está mais forte, agora além da dengue, também transmite chinkungunya e zika. Mais um motivo para mobilizar todos no combate ao mosquito em sua casa, no seu quintal, no seu bairro”, explicou Daniel da Silva Bardela, coordenador municipal de Controle de Vetores.
Uma das ações imediatas organizadas pela equipe da Saúde na última sexta-feira (12) e colocada em prática nesta segunda-feira (15), são as visitas domiciliares, casa a casa, nos bairros em situação de alerta, para vistoria e conscientização dos moradores sobre a limpeza e eliminação dos criadouros do mosquito.
As visitas começaram pelo bairro Cidade Nova. Os moradores das casas são chamados pelos agentes para acompanharem a vistoria no quintal. Se for identificado criadouro do mosquito, o agente solicita ao morador para eliminar o foco, informa sobre os perigos e a rápida proliferação do mosquito.
“Nossa cidade está em alerta, começam a aparecer os primeiros casos de dengue e os focos do mosquito aumentando. A limpeza do quintal particular não é a prefeitura, os nossos agentes de saúde e endemias que devem fazer, é o cidadão dono do imóvel. Esse combate ao mosquito é tarefa diária de cada morador. Faça a sua parte: se o mosquito pode matar, ele não pode nascer”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
As visitas seguem até o final do mês de fevereiro nos bairros com maior índice de infestação do mosquito.
 Dados do LIRAa – A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria de Saúde de Aquidauana recebeu o primeiro relatório de 2018 do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), correspondente à primeira quinzena do mês de janeiro. Os resultados não são animadores, pois colocam alguns bairros do município em situação de alerta, ou seja, com aumento no número de focos e criadouros do mosquito.
O LIRAa tem um índice de infestação predial dividido da seguinte forma percentual: Inferiores a 1%: estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9%: estão em situação de alerta, que é o caso de Aquidauana neste mês de janeiro; e superior a 4%: há risco de surto de dengue.
Diante do resultado desse primeiro relatório do LIRAa, o prefeito Odilon Ribeiro solicitou imediatamente à equipe da saúde para executar o direcionamento das ações de controle de infestação para as áreas mais críticas.
Fotos e Dados: AGECOM