A forte chuva que atingiu Aquidauana na tarde desta quinta-feira (18) mais uma vez causou transtornos aos moradores da Vila Quarenta. Foram aproximadamente 50 minutos chovendo, o suficiente para alagar diversas casas no local. Algumas residências no Conjunto São José também sofreram danos.

 

De acordo com a prefeitura,  equipes da Defesa Civil Municipal, militares do Corpo de Bombeiros e servidores da Secretaria Municipal de Obras e também uma Assistente Social prestaram socorro aos moradores, fizeram levantamento das necessidades das famílias que tiveram casas invadidas pela enxurrada e também providenciaram a acolhida. Há uma família que a assistência social já está viabilizando o aluguel social, pois a situação é agravante, já que a casa foi invadida duas vezes em menos de um mês e perderam praticamente tudo.

 

O Corpo de Bombeiros drenaram com o auxílio de uma moto bomba e uma viatura apropriada a água dos quintais, já que em um deles o nível alcançou cerca de 1 metro.

 

O prefeito Odilon Ribeiro determinou que a engenharia da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano comparecesse aos locais para vistoriar in loco a situação de alagamento das casas, para que seja dimensionada a gravidade e complexidade do problema e a prefeitura verificar o que pode ser realizado a curto e médio prazo.

 

Situação da Vila Quarenta

 

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Ângelo, explicou que, especificamente no caso da Vila Quarenta há um problema de drenagem de águas pluviais na região que necessita de intervenção, com limpeza das galerias e “bocas de lobos” existentes, e execução de outras com diâmetro maior capazes de escoarem as águas sem afogamento, evitando assim, alagamentos das casas.

Ainda segundo explicação do secretário, o que agrava a situação das bocas de lobos e galerias de Aquidauana, é que há pessoas que jogam o lixo inapropriadamente nas imediações desses locais que auxiliam na drenagem da água quando chove.

Ainda sobre a Vila Quarenta, há o problema também das residências estarem abaixo do nível das vias urbanas, fator que contribui para o alagamento.

“Após verificarem nesta tarde a situação na Vila Quarenta, a equipe de engenharia detectou que uma das providências necessárias para solucionar os alagamentos na vila é a construção de novas galerias para destino correto das águas pluviais”, explicou o prefeito.

O secretário destacou que o prefeito Odilon Ribeiro já autorizou a equipe de Planejamento Urbano para elaborar o projeto e executar, mesmo se necessário, contratar de acordo com o que rege a lei de licitações, uma empresa habilitada e experiente para trabalhar na vila e resolver esse problema das galerias.

 

*Informações e foto são da AGECOM