O Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, reconheceu 7 dos 21 municípios sul-mato-grossenses que decretaram situação de emergência após serem atingidos por eventos naturais adversos entre Agosto do ano passado e Janeiro de 2018.

São eles: Coronel Sapucaia, Novo Horizonte do Sul (dois registros no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres – S2ID), Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Os dados atualizados dos municípios atingidos pelas chuvas intensas, vendavais, enxurradas e alagamentos foram divulgados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) com prazo máximo de 180 dias contados a partir da data da ocorrência do evento.

Até o final do mês passado, os números apontavam um total de danos humanos estimado em 73.155, de acordo com o registro do último evento em 17 de janeiro de 2018, na cidade de Rio Verde. Os decretos homologados permitem que as cidades solicitem ajuda do Governo para recursos emergenciais de reconstrução.

Deodápolis, Batayporã, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Tacuru, Iguatemi, Mundo Novo, Amambai, Bela Vista, Antônio João, Coxim e Santa Rita do Pardo também estão na lista das cidades que decretaram situação de emergência através de decretos municipais.

Foto: Divulgação/Defesa Civil