O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Wilson Barbosa Martins, foi enterrado no fim da manhã desta quarta-feira (14), no cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande. Familiares, amigos e classe política acompanharam.

Wilson Barbosa morreu na manhã de terça-feira (13), aos 100 anos, em casa. O velório foi realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Além de familiares, amigos e políticos também marcam presença no funeral.

Nos últimos anos ele vivia recluso, em casa, em razão da saúde debilitada. No ano passado, quando completou 100 anos, a Assembleia Legislativa do estado realizou uma sessão solene em comemoração a data, onde ele foi representado por familiares.

A morte do ex-governador é classificada pelo sociólogo Paulo Cabral como a partida da “última figura da velha guarda política”. A história do estado tem a participação direta do político, que morreu aos 100 anos.

Trajetória

Wilson Barbosa Martins nasceu no dia 21 de junho de 1917 na Fazenda São Pedro, região de Vacaria, que pertenceu a Campo Grande e que atualmente faz parte do município de Rio Brilhante. Formou-se em direito na Faculdade do Largo de São Francisco em São Paulo.

Em 1946 exerceu o cargo de secretário-geral da Prefeitura de Campo Grande, na administração do prefeito Fernando Corrêa da Costa. Em 1958 foi eleito prefeito da capital, substituindo Marcílio de Oliveira Lima. Filiado ao partido da União Democrática Nacional (UDN), foi eleito deputado federal por Mato Grosso do Sul em 1963. Foi reeleito em 1966 e cassado pelo Ato Institucional 5 em 1969, tendo seus direitos políticos suspensos por dez anos.

Em 1979, foi eleito o primeiro presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), e neste mesmo ano recuperou seus direitos políticos e em 1982 retornou elegendo-se governador do estado, o primeiro eleito pelo voto direto a governar Mato Grosso do Sul. Antes de concluir seu mandato de governador, disputou uma cadeira no Senado e integrou a Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Carta Magna do país. Na eleição de outubro de 1994 foi novamente eleito governador, pelo PMDB.

Em 2010 publicou o livro ‘Memória – Janela da História’, a obra além de narrar a sua trajetória pessoal, retrata episódios importantes da história de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Wilson Barbosa Martins casou-se com Nelly Martins, com quem teve três filhos: Nelson, Thaís e Celina. Nelly faleceu em 2003 e sua filha Celina faleceu em 2011. Wilson tem oito netos, um deles já falecido José Eduardo Martins Jallad (Zedu, filho de Celina) e nove bisnetos.