De acordo com dados da Defesa Civil de Aquidauana, chove na cidade e na região desde o início da madrugada de desta terça-feira (20), o que gerou alguns chamados de emergência no Plantão Social da Prefeitura, devido a enxurradas e alagamentos.

O prefeito Odilon Ribeiro já se reuniu logo cedo com equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social solicitando que organize um local para base de apoio de famílias que precisarem de abrigo, visando fornecimento de alimentação e kits emergenciais no caso de famílias necessitarem desse auxílio.

Até o final desta manhã, servidores da Pasta e da Defesa Civil Municipal já atenderam 05 cinco famílias que tiveram suas residências atingidas pela enxurrada, com invasão dos cômodos e alagamento de quintais.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Mário Ravaglia informou que as famílias ribeirinhas já estão sendo alertadas sobre a possibilidade de remoção de suas casas ainda nesta terça, 20, pois o Rio Aquidauana continua recebendo água e seu nível aumentando e ainda há previsão meteorológica de as chuvas continuarem até amanhã.

“Esses fatores colocam em risco as casas localizadas em regiões que já sofreram enchente anteriormente. Não se pode esperar a água chegar na casa para sair. Nós também trabalhamos com a previsão e prevenção, alertando os moradores para que se organizem e, tão logo, possamos colocar os caminhões da Obras e servidores para ajudarem na remoção, caso necessário”, explicou o coordenador.

Até as 11 horas, a Defesa Civil de Aquidauana averiguou que o Rio Aquidauana está na marca de 7,53 metros, o que significa um aumento considerável e que coloca todos em alerta.

“Já recebemos informações oficiais de que no Distrito de Palmeiras há famílias que foram removidas pois o Rio Aquidauana subiu o nível e invadiu casas de ribeirinhos. Aqui já estamos em alerta”, frisou ele.

Plantão Social

Todo cidadão de Aquidauana, seja da área urbana, distritos ou aldeias, que necessitar de atendimento emergencial da Secretaria Municipal de Assistência Social ou da Defesa Civil de Aquidauana deve entrar em contato nos telefones do serviço de Plantão Social, que a Prefeitura de Aquidauana disponibiliza 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

Os números de telefone do Plantão Social de Aquidauana são: 67- 3240-1415 e 67 – 98471-4297.

*As informações são da Agecom

Alerta de tempestades

Confirmando as perspectivas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Mato Grosso do Sul amanheceu nesta terça-feira (20) sob chuva, com o aumento da severidade das instabilidades atmosféricas. Houve chuva intensa em diferentes regiões desde a noite anterior e nesta madrugada. O dia segue sob alerta de tempestade em 46 municípios do Estado.

O Inmet emitiu alerta sobre perigo de tempestade para 46 municípios do Estado: Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda,
Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranhos,
Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Terenos e Vicentina.

O mau tempo é resultado da evolução de um ciclone extratropical no sul do Brasil, que deve influenciar o clima no Estado até esta quarta-feira (21) e manter o tempo chuvoso. O tempo deve começar a melhorar na quinta-feira (22) a partir da região sudoeste, devido a uma massa de ar seco e frio –no norte e nordeste, porém, continuam as pancadas de chuva.

Situação do Rio Aquidauana

Situação de algumas residências em Aquidauana