O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad apresentou em Brasília uma solicitação para que a Feira Central seja registrada como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Com ele, estavam o secretário de Cultura do Estado, Athayde Nery, o vereador João Cesar Mattogrosso e a presidente da Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande, Alvira Appel Melo.

Eles protocolaram no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um requerimento, acompanhado de um documentário sobre a história da feira e de seus personagens, solicitando o reconhecimento da feira como patrimônio nacional.

A partir de agora, uma equipe do instituto vem a Campo Grande para analisar a possibilidade de reconhecimento, que colocará a feira da Capital como a primeira de Centro-Oeste neste patamar.

“É um grande passo para transformação de toda uma região. Este reconhecimento coloca a feira, nossa Capital e nosso Estado em um patamar de reconhecimento nacional”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

O local onde a a feira está localizada atualmente, já é reconhecido como patrimônio físico e esse novo reconhecimento buscado pode destacar ainda mais a relação da população com a gastronomia da cidade, além de uma relação pessoal e afetiva com a Feira Central.

A secretária de Cultura e Turismo, Nilde Brum, enfatiza a importância do reconhecimento para nossa cidade. “A Feira Central faz parte da história de Campo Grande, materializando o quanto é uma cidade hospitaleira. É muito importante e justo o que o registro da feira como Patrimônio Imaterial Brasileiro seja concretizado”, opinou.