O coordenador da Defesa Civil de Aquidauana Mário Ravaglia informou na manhã desta quinta-feira (22) que o nível do Rio Aquidauana baixou consideravelmente, atingindo a marca dos 9.40 metros às 5 horas, ainda muito acima dos 3.3m normais. Cenário diferente da manhã desta quarta, onde o nível excedeu os 11 metros, cobrindo a régua.

Na ponte nova o acesso está liberado apenas para ônibus e caminhões, os pedestres podem continuar utilizando a ponte passadeira com o auxílio dos militares do 9° Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão. Já na ponte velha carros de pequeno porte e motocicletas poderão passar normalmente.

De acordo com a prefeitura, o fato de não chover na cidade há mais de 24 horas e o forte sol que apareceu na manhã de hoje, contribuíram para baixa do rio. Com o nível da água mais baixos, os órgãos responsáveis devem adotar medidas ainda mais voltadas para as famílias desabrigadas, definindo principalmente, como será feita a entrega dos alimentos e donativos aos desabrigados.

Na manhã desta quinta, o governador Reinaldo Azambuja estará em Aquidauana para se reunir com prefeitos que tiveram os municípios afetados pelas cheias e pelas chuvas e percorrerá a cidade.

 

Foto: Saul Schramm