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A ponte de concreto em construção pelo Governo do Estado no rio Santo Antônio, em Guia Lopes da Laguna – em substituição a estrutura entregue pelo governo anterior e que desabou em efeito dominó, em janeiro de 2016 – está praticamente concluída e há duas semanas passou em um grande teste. Seus pilares e as cabeceiras suportaram a forte correnteza do rio, que subiu mais de quatro metros na região devido a um temporal.

Com previsão de ser finalizada em abril, a ponte do Santo Antônio é um exemplo da nova concepção de engenharia adotada pelo atual governo, que prima pela qualidade técnica de suas obras, em especial de infraestrutura. A antiga estrutura foi mal planejada, como outras construídas pela gestão passada e que também desabaram – recentemente caiu a ponte sobre o Rio dos Velhos, em Jardim, inaugurada em 2014 – e está sob investigação da Justiça.

O desabamento da ponte isolou regiões de produção agropecuária de Guia Lopes da Laguna, incluindo os assentamentos Rio Feio e Retirada da Laguna. Além da dificuldade de escoamento da produção e acesso a Antônio João, pela rodovia MS-382, os estudantes dessa área rural são obrigados a usar um desvio, pela Ponte do Gringo, até as escolas urbanas, aumentando a distância em mais de 20 quilômetros. A travessia da rodovia, atualmente, é feita por uma pinguela.

Jogaram dinheiro pelo rio”

O Estado aguardou mais de um ano o resultado das investigações e perícias sobre a ponte que desabou e decidiu construir a nova ao lado dos escombros da antiga, que ainda estão obstruindo o rio, atendendo ao clamor da população local e principalmente os grandes e pequenos produtores rurais. A ligação de concreto sobre o rio é fundamental para o escoamento da produção de grãos e bois pela rodovia estadual.

“A ponte que desabou foi uma obra malfeita, jogaram dinheiro pelo ralo, aliás, pelo rio, cujo desabamento acabou se tornando uma imagem famosa e demonstrou o descanso de quem deveria ter responsabilidade com a coisa pública”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja, ao lançar a reconstrução. Segundo ele, o novo projeto atende as características da MS-382, que será asfaltada para reduzir distância no escoamento de grãos de Dourados e Ponta Porã ao porto de Porto Murtinho.

Novo projeto atesta alto padrão

A estrutura de 80 metros sobre o rio Santo Antônio é uma das 94 pontes projetadas e em construção pelo Governo do Estado em 39 municípios, 50 das quais já entregues pelo governador Reinaldo Azambuja. Do total de investimentos (R$ 104 milhões), a nova passagem de concreto terá um custo final de R$ 4,7 milhões. Ao contrário da anterior, por onde passava apenas um carro, a atual terá 12 metros (duas pistas e uma passarela) de largura.

“Tivemos que mudar o traçado da rodovia, para construirmos a ponte em outro local, e essa obra tão esperada pela população daquela região nos exigiu muitos estudos; o projeto foi refeito para mantermos o alto padrão que o empreendimento requer”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli. “A obra está 85% concluída e vamos entrega-la em abril, dentro do prazo, se as chuvas cessarem na região”, completou.

Maior programa de pontes

A grandiosidade da construção sobre o rio Santo Antônio, no limite dos municípios de Guia Lopes da Laguna e Jardim, demonstra o arrojado projeto e o rigor técnico determinado pelo governador Reinaldo Azambuja. Os pilares que vão sustentar as vigas de concreto, já prontas, têm a mesma dimensão na base enterrada no solo, explicam os técnicos da empresa executora. No atual estágio, também está sendo finalizado o aterramento da rodovia até a estrutura.

“Todas as pontes estão sendo construídas com projetos executivos para garantir o bom emprego do dinheiro público e o direito de ir e vir das pessoas, além de facilitar o escoamento das nossas riquezas”, certifica o governador.

O Governo do Estado, somente em pontes, investe R$ 8,9 milhões em Guia Lopes da Laguna. Três estruturas de concreto – uma segunda sobre o rio Santo Antônio e outras duas sobre o rio Santa Tereza e Córrego Desbancado – já foram entregues por Reinaldo Azambuja. “Estamos executando o maior programa de pontes da história de MS”, destacou o governador. “Isso significa desenvolvimento, progresso e, principalmente, integração entre nossos municípios”.