Com edital a ser publicado neste mês, serão abertas 450 novas vagas para a Polícia Militar e 200 no Corpo de Bombeiros Militar. Conforme o governador Reinaldo Azambuja anunciou em evento de formação de cabos no Centro de Convenções Albano Franco nesta segunda-feira (05). “Não vou dar datas, mas deve sair ainda em março”, garantiu.

Ainda conforme o governador, esse concurso faz parte de um plano de reestruturação das forças de segurança do Estado, elaborado para os próximos 10 anos.

“Existe um planejamento para 10 anos, initerruptos, todos os anos a gente vai fazer um concurso das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros para a gente poder cobrir essa lacuna de policiais que adentram ao serviço público e muitas vezes não têm uma aposentadoria de uma grande turma, então isso faz parte do planejamento e o que nós vemos em Mato Grosso do Sul é um planejamento que deu certo porque se você olhar os números de redução de violência, enquanto explodiu no Pais, Mato Grosso do Sul é um dos estados hoje que tem as melhores estruturas em segurança pública de todo o País”, detalhou.

Segundo a Associação de Cabos e Soldados da PM e Bombeiros (ACS/MS), a corporação iniciou 2017 com aproximadamente 5.300 policiais, mas no primeiro semestre perdeu 250, aposentados, e outros 280 entraram com pedido de reserva. Nos últimos três anos, a categoria perdeu 1.500 servidores, que é praticamente o dobro do total convocado no último concurso público, realizado em 2013.

SEM FILA
Por fim, Azambuja disse que Mato Grosso do Sul tem muito o que comemorar após conseguir zerar a fila de promoções da Polícia Militar.

“Mato Grosso do Sul zerou a fila das promoções, embora seja obrigação dos estados, são pouqíssimos os estados que têm dado a oportunidade que esses homens e mulheres estão tendo no dia de hoje de ascender profissionalmente na carreira militar. Então, Mato Grosso do Sul zerou a fila das promoções e isso é inédito no Estado e inédito no País porque todos os estados hoje estão atrasados na formação de seus policias”, concluiu.