Se você usa o WhatsApp e tem interesse no álbum de figurinhas da Copa do Mundo, fique esperto. A Kaspersky identificou um golpe que circula pelo aplicativo e atrai suas vítimas prometendo dar a elas o álbum da Copa com 100 figuinhas grátis caso elas respondam a uma pesquisa e compartilhem a pesquisa com os amigos.

O golpe em geral chega pelo próprio aplicativo, por meio de um contato conhecido da pessoa. A mensagem traz o link para uma pesquisa que promete dar ao usuário o álbum e as figurinhas como brinde pelo preenchimento. Respondendo o questionário, a vítima pode acabar divulgando dados pessoa; esses dados podem ser usados pelos criminosos para inscrevê-la em serviços pagos sem que ela se dê conta.

Em seguinda, o golpe solicita que a vítima compartilhe a pesquisa com seus contatos do WhatsApp até encher uma barrinha, quando então o brinde seria liberado. É por esse meio que o golpe se espalha. O golpe também direciona o usuário a inúmeras propagandas, e são elas, segundo a Kaspersky, que geram receita para os criminosos.