Em nova estratégia para diminuir os índices de suicídios e tentativas que estão ocorrendo em Aquidauana, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde irá contratar mais psicólogos para desafogar a fila de espera do CEM – Centro de Especialidades Médicas. Segundo informações levantadas pelo JNE, o número passa de 300 pacientes que aguardam atendimento.

De acordo com a superintendente da Secretaria, a enfermeira Gabriella Darbello Torres Lopes, a pasta conta com um Programa de Saúde Mental que recentemente passou por reestruturação, tendo como coordenadora a enfermeira Natália de Souza Ferreira. Será um trabalho conjunto com o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

“Foi definida uma rede e fluxo de atendimento. A porta de entrada será as ESFs, o profissional detectou vulnerabilidade vai acionar o NASF imediatamente, que irá enviar uma psicóloga e assistente social. Aí a psicóloga fará triagem do caso para definir se vai acompanhar o paciente ou encaminhar ao CEM para terapia ou para o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial”, explicou Gabriela.

Outra mudança citada pela enfermeira será a “vaga zero” para psicólogos do CEM. “Em casos críticos, a pessoa será encaixada de imediato, independente da demanda atual”, pontuou.

Pessoas em ideação, que mostram sinais visíveis que querem cometer suicídio, não podem esperar por atendimento, tem que ter uma resposta em tempo hábil, e de acordo com a superintendente, a equipe da Secretaria de Saúde está em alerta para atender a demanda.

Foi autorizada a contratação de mais dois profissionais para diminuir e até zerar a fila de espera por atendimento psicológico no Centro de Especialidades Médicas, já que o município teve um aumento crítico de casos. A superintendente também informou que será desenvolvido um trabalho de prevenção voltado para as escolas e as universidades.