Comunicado que circula entre membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) pede para que os integrantes da facção em todos os Estados brasileiros fiquem em “estado de alerta” diante de algumas situações ocorridas na Penitenciária Federal de Campo Grande.

De acordo com as informações do Dourados News, um documento denominado “comunicado geral sistema e rua” relata a existência de uma greve de fome entre os presos naquele local.

“Deixamos todos cientes que nossos irmãos e companheiros que estão na Penitenciária Federal de Campo Grande estão fazendo uma greve de fome há duas semanas”, diz parte do texto, segundo o jornal.

Conforme o site, os internos teriam alegado que falta de atenção jurídica e médica no local e também solicitam o retorno a seus Estados de origem após cumprimento do tempo determinado por lei.

Segundo Dourados News, na carta é relatada ainda agressões sofridas pelos presos que estão no local, e existe a afirmação que não será admitido tal comportamento, convocando os membros a ficarem em estado de alerta.

“Convocamos todos irmãos e companheiros de todos os Estados para estarem em alerta pois não iremos admitir que nossos irmãos e companheiros sejam agredidos e tratados da forma que estão sendo e pedimos atenção do juiz federal para que vá até as unidades e escutem os reeducandos que lá se encontram vivendo sobre total opressões e maus tratos (sic)”.

Ainda de acordo com o site de notícias, por fim, o tom citado é de ameaça. “Deixamos as autoridades dos Estados cientes que se caso os internos venham perder a vida sem ao menos ter sido escutados iremos fazer dos estados um caos sem trégua”, finaliza, assinando o nome da facção.