Com a proximidade do fechamento do Cadastro Nacional de Eleitores, que ocorre no dia 9 de maio, muitos eleitores do interior do estado têm procurado os Cartórios Eleitorais para cadastrar a biometria, imaginando que o procedimento é obrigatório para as eleições deste ano.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) informa que, muito embora todos os Cartórios Eleitorais do Estado já estejam realizando a coleta de dados biométricos, tal procedimento não é obrigatório para os eleitores dos municípios do interior de MS.

A biometria nessas cidades é feita de forma espontânea (não obrigatória), de modo que não há necessidade do eleitor buscar pelo cadastramento das digitais no momento, evitando filas e eventuais transtornos.

O prazo do próximo dia 9 refere-se a eleitores que necessitam fazer o alistamento eleitoral (primeiro título), transferências de domicílio, mudança de local de votação ou alteração em algum dado do cadastro.

O eleitor que precisar de tais atendimentos, deve comparecer ao Cartório Eleitoral do município, levando original e cópia de um documento oficial de identificação com foto, além de um comprovante de residência atualizado. Homens entre 18 e 45 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem levar cópia e original do comprovante de quitação militar.

Atualmente, MS possui 1.840.886 eleitores, sendo 935.150 com biometria cadastrada e 905.736 sem identificação biométrica.

Foto: Marco Matielo