Ilustrativa

Boatos espalhados nas redes sociais alertam os brasileiros sobre um dos invernos mais frios dos últimos 100 anos. Contudo, a informação não condiz com a realidade do país, isso porque, em algumas reportagens como a publicada no Uol, especialistas afirmam que a estação será apenas mais fria que em 2017.

“Eu não entraria no mérito se vai ser o inverno mais frio em 100, 200 ou 300 anos. O que se pode falar, tecnicamente, é que teremos uma estação mais fria do que no ano passado com possibilidades de picos pontuais, como em outras ocasiões”, explicou o metereologista da Somar, Celso Oliveira.

Conforme o Uol,  as simulações mostram que o inverno deste ano terá um frio mais frequente, mesmo que não tão intenso. As regiões Sul e Sudeste devem ser as mais afetadas pela queda das temperaturas.

De acordo o site, Oliveira explicou que o fenômeno La Niña é de fato um dos motivos para esta previsão de queda. “Já podemos afirmar [que será mais frio] porque o Oceano Pacífico, no ano passado, estava quente. O La Niña permite a entrada de mais frentes frias”, disse. “Além disso, temos a correlação entre as ondas de frio e a atividade solar. O Sol tem um ciclo de 11 anos em que se aproxima e se afasta da Terra. Seu auge [de afastamento] deve acontecer em uns dois anos”, contou o especialista. 57