O Hospital Regional de Aquidauana ‘Dr. Estácio Muniz’ em sua área externa ganha canteiros para a primeira horta terapêutica na rede hospitalar de Aquidauana. A terapia ocupacional com os pacientes aprendendo a cultivar hortaliças na horta será um tratamento complementar, além de estimular a capacidade de produção, de convivência e interação grupal.

 

Esse é um projeto pioneiro no município de Aquidauana, idealizado pelo Rotary Clube Aquidauana em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente.

 

Na terça-feira (15) o prefeito Odilon Ribeiro, a primeira-dama Maria Eliza, junto com professores, acadêmicos da UEMS/Campus Aquidauana, alunos do CEPA e Escola Estadual Geraldo Garcia  e a diretoria do Hospital estiveram presentes participando do plantio das hortaliças e do lançamento do projeto.

 

Na visita ao projeto, o prefeito Odilon frisou que as terapias ocupacionais estão cada vez mais presentes nos tratamentos de saúde, citando, por exemplo, a Shantala e a Auriculoterapia, atendimentos ofertados na rede pública de saúde em Aquidauana.

 

“Hoje, marcamos o início de um projeto muito bonito, não é só o cultivo da horta terapêutica. É uma forma de ajudar a melhorar a qualidade alimentar dos pacientes e de possibilitar um aprendizado, uma experiência diferente para eles sentirem-se mais tranquilos, em paz com o contato com a terra, com a natureza, evitar a depressão e pensamentos negativos”, explicou o prefeito Odilon Ribeiro.

 

Na oportunidade, o prefeito também agradeceu ao Rotary Clube de Aquidauana pela iniciativa em criar o projeto e convidar a prefeitura para somar como parceira.

 

A orientação médica e acompanhamento dos pacientes será feito pela própria equipe do hospital. Já a orientação técnica-agrícola será com o Daniel Moura, do Rotary Clube. Durante as atividades os pacientes e os participantes do projeto poderão dialogar, em um ambiente favorável a um momento de tranquilidade e relaxamento. As hortaliças que serão produzidas têm destinação certa, irão incrementar o cardápio das refeições servidas aos pacientes do Hospital Regional de Aquidauana.