Um fuzil .50 apreendido nesta segunda-feira (4) pela Polícia Rodoviária Federal, em Três Lagoas, fazia parte de um arsenal possivelmente encomendado por uma quadrilha de assaltantes de Piracicaba (SP ) e poderia ser usado em ataques a carros-forte.

A região metropolitana de Campinas, próxima a Piracicaba, possui alto índice de assaltos a caminhões de transporte de dinheiro. O fuzil é arma capaz de perfurar carrocerias de carros-fortes, abrir cofres e até derrubar aeronaves, como helicópteros.

A possibilidade da arma fazer parte de encomenda de assaltantes é admitida por policiais que fizeram a apreensão, no quilômetro 23 da rodovia BR-262, em que um motorista de 42 anos foi preso em flagrante. A arma, desmontada, estava no painel de um carro dirigido por ele.

Em depoimento, o preso disse que pegou todo o armamento em Ponta Pontã e que receberia R$ 1 mil pelo transporte até o interior paulista.

No veículo ainda havia um fuzil 7.62, dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 22 e grande quantidade de munições, além de carregadores.

METRALHADORA

Especialistas em armas, que mantêm sites com informações sobre metralhadoras, afirmam que fuzil do calibre .50 podem ser transformados em metralhadoras, com a instalação de repetidores de tiros. Um dos modelos expostos em sites de vendas dos Estados Unidos, principal fabricante do armamento no mundo, mostra dois modelos de adaptadores.

No Brasil, o uso do fuzil é proibido. A vinda da arma ao país ocorre por meio de contrabando realizado por grupos ligados a quadrilhas de assaltantes de veículos de transporte de valores e traficantes. Um fuzil semelhante foi usado no assassinato do “barão do tráfico”, o traficante Jorge Rafaat Toumani, em junho de 2016, em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha a Ponta Porã.

*As informações são do Site JP News