O Hospital Regional de Aquidauana Dr. Estácio Muniz recebeu na manhã desta dexta-feira (08) R$ 550 mil reais em equipamentos e estrutura para o setor de hemodiálise, fortalecendo e qualificando mais o atendimento que é prestado às centenas de pacientes. A emenda parlamentar que garantiu a aquisição dos novos itens da hemodiálise é do deputado federal Vander Loubet.

O prefeito Odilon Ribeiro, em nome de toda a equipe do hospital e junto aos pacientes na hemodiálise, agradeceu ao deputado pela emenda, mostrou tudo o que foi possível adquirir com o recurso destinado e frisou que “é um ganho para o município ter na Câmara Federal um deputado que sabe como ajudar a cidade”.

“O município só com a sua arrecadação municipal não tem condições de fazer todos os custeios e investimentos necessários na saúde. Receber uma emenda dessa, para atender a hemodiálise, onde centenas de pacientes dependem dessas máquinas para sobreviver, é muito gratificante para nós, é uma ajuda muito significativa”, afirmou o prefeito.

Foram adquiridos com os R$ 550 mil reais de emenda: tecidos hospitalares, 10 monitores Mult Vita, 04 bebedouros de 25 litros em Inox, 01 seladora R-baiao, 01 esterilizador, 02 reservatórios de água de 10 mil litros, grades de proteção e portão de acesso aos reservatórios de água, 04 ventiladores pulmonares, 02 cough assistente E70, 01 sistema de reservatório de água, 02 macas, 07 frascos para aspiração.

Com o recurso disponibilizado na emenda a direção do hospital também adquiriu materiais de consumo para uso na hemodiálise, materiais de construção para a base de concreto dos reservatórios de água da hemodiálise, reforma de poltrona para pacientes do setor, execução do serviço de ampliação do sistema de geração de ar medicinal, adequação na infraestrutura da sala de tratamento de água e instalação elétrica da central e materiais esterilizados.

Durante a visita aos setores do hospital, ao lado do prefeito e do secretário municipal de Saúde, Eduardo Moraes, o deputado Vander Loubet explicou que estará viabilizando mais uma ajuda financeira em emenda para o custeio do serviço de saúde no município.

*As informações são da AGECOM