Aconteceu no último sábado (09) em Anastácio o XII Fórum de Educação Integrativa e Interdisciplinar, tendo a música como instrumento pedagógico. Foram quatro palestras, sendo uma “A importância da música no processo educativo – referencial do projeto ‘Tocando em Frente'”, da professora e vice-governadora Rose Modesto, que esteve presente no evento.

O programa surgiu da vontade de levar oportunidade às crianças e adolescentes do antigo lixão de Campo Grande, no bairro Dom Antônio Barbosa. A iniciativa sem fins lucrativos começou em 2009, teve como fundadores a vice-governadora Rose Modesto – na época vereadora e o irmão deputado estadual Rinaldo Modesto; como padrinhos o governador Reinaldo Azambuja – na época deputado federal e Marcio Monteiro.

O Projeto Tocando em Frente oferece às crianças e jovens atividades que vão além do currículo e do âmbito escolar, pois é certo que o Esporte e Cultura fazem parte do dia-a-dia dos jovens, independente de sua classe socioeconômica.

A missão do projeto é incentivar e qualificar o ensino da arte e do esporte, enquanto objeto do saber, desenvolvendo no jovem, habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e formação de consciência, oferecendo aulas gratuitas de violão, bale, street dance teatro, reforço escolar, e karatê para os jovens, já para as mães, o projeto conta com aulas de alongamento, aeróbica e dança do ventre.

“A música tem o poder de transformar e quando usada como instrumento para a educação muda a vida das pessoas. Privilégio poder dividir com professores aqui de Anastácio, no XII Fórum de Educação Integrativa e Interdisciplinar, minha experiência de uso da música como ferramenta pedagógica. Parabéns ao prefeito Nildo que incluiu esse tema na grade curricular municipal”, parabenizou a vice-governadora.

Além de outras palestras, o XII Fórum de Educação Integrativa e Interdisciplinar teve apresentações das crianças da Rede Municipal de Ensino.