O governo do Estado e a empresa Inova Brasil estão próximos de fechar parceria para que Mato Grosso do Sul, tenha uma fábrica e seja um dos pioneiros na produção de veículos movidos a energia fotovoltaicas. O abastecimento pode ser feito por energia solar ou elétrica, como já poderá ser realizado em três veículos que foram doados pela empresa nesta quarta-feira (20), ao governo. O Parque das Nações Indígenas na Capital, recebeu um carro utilitário elétrico e uma garagem fotovoltaica.

Com autonomia de 100 quilômetros e capacidade de até 400 quilos de carga, o carro multifuncional será usado na manutenção e monitoramento de um dos cartões postais de Campo Grande. O veículo foi cedido ao Estado e a garagem doada pela empresa, que pretende instalar uma montadora em Mato Grosso do Sul. Da energia obtida pelas placas fotovoltaicas da garagem, de 20% a 30% será usada para abastecer o utilitário. O excedente de energia será usado nos prédios do parque.

Para o governador a principal vantagem é a sustentabilidade. “Você tem aqui essa garagem que gera a energia, abastece o carro e o excedente vai para os prédios ao lado. Então, você economiza a energia, o combustível. O veículo não polui”, disse.

“Esse utilitário economiza oito vezes em relação a um carro a gasolina”, acrescentou o representante da empresa, Humberto Silva.

Sobre a implantação da montadora em Mato Grosso do Sul, Humberto Silva explicou que a empresa quer aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Estado, a Rota Bioceânica e o Porto Seco. Em um primeiro momento, a empresa irá atender hotéis, resorts, pequenos e médios municípios e regiões agrícolas.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, acredita que a montadora poderá ser instalada em Mato Grosso do Sul nos próximos meses.

Também participaram da agenda o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sergio Longen, e o deputado estadual, Paulo Corrêa.