Nesta quinta-feira (21), ação conjunta entre o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) resultou na apreensão de armamento pesado na MS-164, região do Copo Sujo, em Ponta Porã.

Os policiais realizaram a apreensão no Assentamento Itamarati, após receberem informações que um carregamento de armas de fogo estaria em andamento na fronteira entre Brasil e o Paraguai. No local, os policiais abordaram os veículos VW/Voyage com placas de Várzea Grande/MT e um VW/Gol placas com placas de Goiânia/GO.

O automóvel Gol era conduzido por um homem de 34 anos, e Voyage tinha como motorista, um homem de 42 anos. Em um compartimento oculto no assoalho do veículo Voyage, a equipe encontrou 2 espingardas calibre .22, 11 carregadores de munições e 12 pistolas sendo 11 calibre .9mm, e uma pistola calibre .380. A equipe observou ainda, que os números de série das armas estavam todos raspados.

O condutor de 34 anos declarou que realizava serviço de batedor, já o motorista do Voyage declarou ter comprado às armas no Paraguai por de R$70.000,00 (setenta mil reais) e que revenderia em Minas Gerais/MG.

Os dois condutores, que são irmãos foram presos pelo crime de tráfico internacional de arma de fogo, e encaminhados juntamente com os carros e as armas à Polícia Federal de Ponta Porã/MS.

Entre 01/01 a 20/06 de 2017 a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 3.957 munições. Comparado ao mesmo período de 2018, em que foram apreendidas 16.567 munições. (Aumento de 317%).