Policiais Militares Ambientais de Aquidauana prenderam três pessoas por furto e porte ilegal de armas durante fiscalização na noite de sábado (23), em uma estrada vicinal que dá acesso ao pesqueiro Toca da Onça.

A PMA abordou os homens que estavam em um veículo Ford/Verona e duas motocicletas, marca Honda. No carro foram encontradas várias sacolas com carne de gado, além de facas, facões e chairas. Nas proximidades das motocicletas, foram encontradas à margem da estrada, quatro armas com munições, sendo duas espingardas calibre 22, um revólver calibre 38 e outro revólver calibre 32. Os suspeitos confessaram que abateram um novilho à beira da cerca, divisória da estada, em uma fazenda próxima do local.

As armas e munições não possuíam documentos e foram apreendidas, além dos três veículos, a carne do animal abatido, as facas, facões e chairas. Este tipo de material indica que os elementos saíram para realizar furto de gado (abigeato) e até caça de animais silvestres.

A PMA deu voz de prisão aos infratores, de 37, 20 e 17 anos, residentes em Anastácio e que não tiveram seus nomes revelados, e os encaminhou, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde eles foram autuados em flagrante por furto e por porte ilegal de arma. A pena de abigeato é de dois a cinco anos de reclusão. O crime de porte ilegal de arma é de dois a quatro anos de reclusão.

Um dos infratores não possuía documento e afirmou ter apenas 17 anos. Ele inicialmente responde por atos inflacionais pelo mesmo tipo penal dos dois maiores, com as mesmas penalidades.