A Polícia Militar Ambiental de Aquidauana autuou empresa terceirizada que presta serviços para Sanesul – Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul, no tratamento de esgoto – gestão da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Anastácio, pelo lançamento de 86.400.000 oitenta e seis mil e quatrocentos litros de esgoto doméstico sem tratamento no Rio Aquidauana.

Em entrevista ao JNE, o comandante do 2° Pelotão da PMA, tenente Anderson Ortiz, disse que uma equipe de policiais estava em fiscalização pelo rio, quando sentiu o mau cheiro e presenciou a água suja.  Foi constatado que as bombas de encaminhamento do esgoto para o sistema de tratamento estavam desligadas por 3 horas, ocasionando o lançamento do esgoto diretamente no rio. Como o cano por onde passa o esgoto tem uma vazão que joga 8 litros por segundo, nessas 3 horas foram mais de 80 mil litros lançados ao rio.

Ainda segundo o comandante, no momento da fiscalização não havia nenhum motivo aparente para as bombas estarem desligadas, ou seja, motivos de força maior como falta de energia ou aumento desproporcional do volume decorrente de chuvas na região. A empresa foi autuada no valor de R$ 432 mil reais. As atividades de lançamento de esgoto sem tratamento foram paralisadas.