O prefeito de Laguna Carapã, Itamar Bilibio (MDB), foi afastando do cargo nesta terça-feira (10), por ordem do juiz José Domingos Filho da 6ª Vara Civil de Dourados, que atendeu o pedido do Ministério Público Estadual.

A acusação é de nepotismo e improbidade administrativa. De acordo com o promotor titular da 16ª Promotoria de Justiça Comarca de Dourados, Eteocles Brito Mendonça Dias Junior, é de que Bilibio nomeou a esposa, Vera Lúcia Lorenzoni Bilibio, como secretária de assistência social, em 2013 sem que ela tivesse a qualificação necessária para o cargo.

Além de pedir o afastamento do prefeito e da secretária de assistência social de Laguna Carapã, o Ministério Público também pediu que a justiça decrete a indisponibilidade de bens do casal em até R$ 974 mil, para ressarcimento aos cofres públicos e multas.

Na manhã desta quarta-feira (11), um Oficial de Justiça esteve na prefeitura de Laguna Carapã para notificar o prefeito, mas ele estava viajando. O vice prefeito Doreli Portela, foi notificado e já tomou posse no cargo.

Itamar Bilibio foi avisado por telefone sobre o afastamento, mesmo assim, o Oficial de Justiça ratificou a ele o afastamento do cargo e avisou que ele não poderia tomar nenhuma decisão oficial a partir desta data.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valmor Flores também foi informado da decisão de afastamento do prefeito. A reportagem tentou falar com o prefeito afastado, mas ele não atendeu a ligação. Pessoas próximas a ele disseram que Bilibio vai recorrer da sentença.