Marcos Vinicius Pereira Marti, 27 anos, conhecido como “Maikeli”, foi preso na manhã desta terça-feira (17) por policiais do Setor de Investigações Gerais da Polícia Civil de Anastácio, por manter três cachorros e duas maritacas em condições extremas de maus-tratos.

De acordo com a Polícia Civil, uma denúncia chegou até a delegacia de que animais estariam sendo mantidos em uma residência na Rua João Leite Ribeiro em situação precária de higiene e saúde, além de estarem sem o fornecimento de água e comida.

Os investigadores acionaram a Vigilância Sanitária do município e ao chegarem no local, constataram que os cães estavam extremamente magros, aparentando inclusive estarem em estado de inanição – extremamente enfraquecidos e debilitados, por falta de alimentos -, não sendo identificado no local nenhum pote contendo água ou comida.

Também foram resgatadas na residência duas maritacas, que estavam em uma gaiola presa à parede e coberta com um pato. Os pássaros também não estavam em condições adequadas de saúde e higiene, haja vista que a gaiola aparentava não ser limpa há algum tempo e não havia água ou comida nos recipientes da gaiola.

Os cães foram levados para o Centro de Controle de Zoonoses, onde serão submetidos a teste rápido para diagnóstico de leishmaniose e posteriormente encaminhados a adoção. As maritacas foram entregues no destacamento da Policia Militar Ambiental da cidade de Aquidauana.

Maikeli argumentou aos policiais que os cães eram “assim mesmo”. Ele foi conduzido a Delegacia de Polícia para registro de ocorrência e apuração do fato, onde teve que se explicar a autoridade policial.

O novo delegado titular da cidade de Anastácio, Jackson Frederico Vale, ressaltou a importância das denúncias para combater a prática desse tipo de maus-tratos. As denúncias podem ser feitas pelo número 3245-2207.

 

Fotos: Divulgação/Polícia Civil